Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
PT EN FR DE ES
Página inicial > Notícias > Egresso do MNPEF do IFES, Campus Cariacica, é contemplado em edital do Programa Centelha - ES
Início do conteúdo da página

Egresso do MNPEF do IFES, Campus Cariacica, é contemplado em edital do Programa Centelha - ES

Published: Tuesday, 14 July 2020 10:29 | Last Updated: Monday, 19 October 2020 15:38

Maik Centelha B

Maik Lebarck Caliari, professor de física do ensino médio e egresso do Programa de Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF) do Ifes campus Cariacica, foi contemplado no edital de Chamada Pública do Programa Nacional de Apoio à Geração de Empreendimentos Inovadores - Programa Centelha ES de 2019. A proposta foi selecionada dentro da categoria Realidade Virtual e sua startap vai receber R$ 60.000,00 (sessenta mil reais) para a produção de seu primeiro jogo educacional.

A proposta de Maik, “EducaMeeple: Desenvolvedora de jogos e tecnologias para educação”, foi desenvolvida a partir de sua pesquisa no mestrado, orientada pelo pesquisador do campus Cariacica do Ifes Wesley Spalenza. O produto educacional desenvolvido na pesquisa de mestrado teve como tema a Física de Partículas Elementares e História da Física.
Link: https://drive.google.com/drive/folders/1wcnjYy9jC9Jh2g91UvXPZSH2zMol-yXO

Antes de ser inscrito no edital da FAPES, o projeto foi aplicado por dois meses no Colégio Estadual EEEFM Professor José Leão Nunes, no município de Cariacica - ES, onde Maik leciona. “Através do jogo educacional World of Particles, é possível aos alunos aprenderem sobre a física moderna, tema pouco abordado nos livros didáticos, fazendo-os vislumbrar o mundo subatômico das partículas elementares, proporcionando-lhes a cada jogada como as partículas são estruturadas em seu âmbito mais fundamental”. Um vídeo foi produzido para mostrar como é o jogo.

O campus Cariacica-Ifes, tem parceria com a SBF e oferece o MNPEF desde 2014. O Polo 33 já formou 40 mestres e conta com 33 alunos regularmente matriculados.

O Programa Centelha é promovido em vários estados pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), e operado pela  Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras (CERTI). O programa teve 3.553 ideias inscritas inicialmente, com mais de 7 mil participantes cadastrados entre 10 de  setembro e 14 de novembro de 2019. Desse total, 500 propostas foram selecionadas para a segunda fase e, entre essas, 250 passaram para a terceira fase. Apenas 56 projetos de inovação foram selecionados.

Link: https://fapes.es.gov.br/Not%C3%ADcia/56-projetos-de-inovacao-sao-aprovados-no-centelha-es

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página